Partindo da idéia de que quanto mais rápida for a cirurgia e sua recuperação, mais cômodo e benéfico é para o paciente, o médico norte-americano John B. Tebbetts desenvolveu uma técnica ultra-rápida de implante de prótese de silicone, que consiste em planejar, minuciosamente, todos os detalhes da cirurgia, para executá-la entre meia-hora e uma hora.
O Dr. Luiz Roberto Reis de Araujo, vem utilizando a técnica com sucesso há quatro anos. As minúcias e a técnica delicada na cirurgia diminuem o sangramento assim como o processo inflamatório, reduzindo a dor e acelerando a cicatrização. A escolha pré-operatória da prótese no formato e tamanho adequados também é um fator de extrema importância.
Mas não é somente na rapidez da cirurgia que consiste a técnica. A recuperação, que geralmente é de uma a duas semanas em repouso, passa a ser de um a três dias, com retorno rápido às atividades cotidianas.
Mais de 95% dos pacientes voltam à sua vida normal entre o primeiro e o terceiro dia pós-operatório. A única proibição é fazer exercícios aeróbicos como corridas ou andar de bicicleta. Ir à praia, dançar e elevar os braços está liberado desde os primeiros dias após a cirurgia, caso a paciente não tenha dor e se sinta confiante para fazê-lo.
Outra preocupação é em relação ao bem estar futuro da paciente. Muitas vezes, as mulheres chegam com uma preocupação imediata, por isso é importante, nesta fase, que o especialista seja bastante realista e criterioso, explicando que a forma e a estética não devem ser alteradas em demasia.
Para cada paciente, há um tipo mais adequado de cirurgia e prótese, não existe uma fórmula que possa ser aplicada a todas as pacientes. O estudo detalhado possibilita a execução da técnica de forma adequada, deixando a paciente bem informada e satisfeita com o resultado imediato e também futuro.